INSTITUTO SUPERIOR DE ESTUDOS DE DEFESA “TENENTE-GENERAL ARMANDO EMILIO GUEBUZA” INSTADO A APRIMORAR A FORMAÇÃO DE OFICIAIS COM A CAPACIDADE DE ANTECIPAR EVENTUAIS SITUAÇÕES DE AMEAÇAS QUE POSSAM EMERGIR NO PAÍS. O REPTO FOI LANÇADO SEMANA FINDA PELO ACADÉMICO CALTON CADEADO, DURANTE AULA DE SAPIÊNCIA PROFERIDA NESTE ESTABELECIMENTO DE ENSINO SUPERIOR MILITAR.
A Aula de Sapiência que juntou oficiais generais, superiores, subalternos, sargentos e praças teve lugar no Instituto Superior de Estudos de Defesa Tenente "General Armando Emilio Guebuza", marcou a abertura do Ano Académico Militar deste estabelecimento de ensino superior militar. Para o presente ano lectivo, coube ao académico Calton Cadeado proferir a aula inaugural cujo tema foi: “Desafios do ISEDEF no Apoio à Concepção do Pensamento Estratégico Face às Novas Ameaças”. A pesquisa sobre a nova abordagem do terrorismo no mundo, o estudo geotratégico da situação do continente e do mundo, em geral, são apontados pelo académico como factores chave para antecipar possíveis ameaças contra a integridade territorial.
O Comandante do ISEDEF Major-general Tenente Freitas Norte, referiu que o tema da aula de sapiência enquadra-se na missão da instituição que visa, não só formar oficiais com habilidades, como também tornar as FADM numa força credível e de elavada prontidão para servir Moçambique e os moçambicanos. Os participantes foram unânimes ao afirmar que a aula trouxe ganhos para a comunidade estudantil ao apresentar recomendações para possíveis soluções operacionais e estratégias para resolução de problemas que afectam o país e a sociedade no geral.