PortugueseEnglishFrenchChinese (Simplified)
logotipo do isedef

Instituto Superior de Estudos de Defesa
"Tenente-General Armando Emílio Guebuza"

Presidente da República e Comandante-Chefe das FDS enaltece o papel da formação nas FADM

O Presidente da Repúblia e Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança (FDS), Filipe Nyusi afirmou que as Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), devem privilegiar a formação técnica para combater as ameaças que o país enfrenta, mas usando metodologias eficazes para reduzir a dependência externa, enquanto que internamento devem privilegiar a formação de quadros superiores de modo a rejuvenescer o seu quadro DS, juntando a experiência e o conhecimento científico.

O estadista falava durante a cerimónia de encerramento de cursos militares no Instituto Superior de Estudos de Defesa “Tenente-General Armando Emílio Guebuza” (ISEDEF), nomeadamente, o Curso de Estado-Maior Conjunto, o Curso de Promoção à Oficial Superior, e os cursos de Mestrado do Pós-Laboral.

Dirigindo-se aos graduados, Filipe Nyusi disse que devem dar a sua contribuição para manter a segurança do país, e não só se preocuparem com a obtenção do diploma. “Ponham em prática e o que aprenderam”, exortou.a

Parabéns aos Generais Mataruca e Mambirisse

No quadro das novas nomeações dos Oficiais Generais das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) levadas à cabo pelo Presidente da República e Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança, Filipe Nyusi, dois foram quadros do Instituto Superior de estudos de defesa “Tenente-General Armando Emílio Guebuza” (ISEDEF), nomeadamente, o Brigadeiro Francisco Zacarias Mataruca promovido a Major-General e o Capitão-de-mar-e-Guerra Zefanias Mambirisse, promovido a Comodoro. Ambos desempenhavam, respectivamente, funções de Vice-Comandante para Área Académica e Educação Cívica-Patriótica e Coordenador da Área de Ensino da Marinha do ISEDEF.

ISEDEF reforça medidas de protecção contra a propagação a Covid – 19

Face ao Estado de Emergência decretado pelo Presidente da República e Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança Filipe Nyusi, devido a pandemia do novo Coronavirus, o Instituto Superior de Estudos de Defesa “Tenente-General Armando Emílio Guebuza (ISEDEF) tem reforçado as medidas de prevenção de contaminação da doença.

De acordo com o Comandante do ISEDEF, Major-General Samuel Luluva, as medidas de prevenção em curso devem ser seguidas de forma rigorosa e obrigatória por todos militares da unidade, estudantes militares e civis que frequentam este estabelecimento de Ensino Militar.

À entrada na unidade, todo o pessoal é sujeito à medição de temperatura e as viaturas são também desinfectadas.

Com fortes medidas de cumprimento das exigências do Estado de Calamidade Pública decretadas pelo Governo de Moçambique, que vigoram desde o ano de 2020, o ISEDEF reabriu os cursos militares e civis que decorrem em regime pós-laboral, após a revisão curricular e encerrou as actividades desportivas e culturais.

Detectado em finais de 2019, na cidade de Wuhan, província de Hubei, na China, a COVID-19 já criou vítimas mortais em todo o mundo mais de 3 milhões de pessoas e centenas em Moçambique.

MDN encoraja a produção científica e literária no Sector da Defesa Nacional

ministro da defesa nacional de mocambique

O Ministro da Defesa Nacional, Jaime Neto disse que o Sector da Defesa tem prestado o seu inestimável apoio em todas áreas da sociedade, nomeadamente, a defesa e segurança, prevenção da Covid-19, combate à pobreza, ao impacto das mudanças climáticas.

Ao nível de Defesa e Segurança, Jaime Neto disse que o Sector de Defesa tem estado não só no terreno combatendo as acções armadas dos terroristas e da Junta Militar da Renamo, mas também criando condições para o decurso normal das actividades e, acima de tudo, desenvolvendo estudos sobre a acção desses grupos, através das instituições de ensino.

Tomada de posse do Comandante e Vice-Comandante do Isedef

Podcast do discurso do Presidente Samora Moises Machel

Promovidos novos quadros para o ISEDEF

No âmbito de preenchimento orgânico e com vista a imprimir maior dinâmica na missão de formar quadros permanentes para as Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), o Chefe do Estado-Maior General das FADM, o General de Exército Lázaro Menete promoveu e mandou patentear, no dia 24 de Abril de 2020, vários Oficiais Superiores aos postos de Major, Tenente-Coronel e Coronel no Instituto Superior de Estudos de Defesa “Tenente-General Armando Emílio Guebuza (ISEDEF).

ISEDEF capacita Oficiais de Operações das Unidades Militares

Para garantir a tomada de decisões acertadas  na condução de diferentes tipos de operações militares, bem como para produzir pareceres que ajudam a neutralizar, de forma proactiva, as ameaças à soberania e integridade territorial nos teatros operacionais, o ISEDEF administrou, entre 2020 e 2021 o Curso de Operações nas Unidades Militares.

Carrinho de compras